Sobre

pensamentos precipitados em linhas embaraçadas


FEDERICO DE AQUINO

Nasci em São Paulo e cresci entre Rio de Janeiro e Jakarta.

Nos anos 80, participei das três edições do fanzine de quadrinhos, SPHINX – Nuclear Fanzine, com Marco Donida, Adriano Melhem, João Callado e Marcelo Burger.

Cursei gravura na Escola de Belas Artes da UFRJ, sob os mestres Adir Botelho, Marcos Varella, Kazuo Iha, Lourdes Barreto e Edson Macedo.

Formei-me bacharel em gravura no Departamento de Artes Visuais da ECA – USP, orientado pelos mestres Marco Buti e Claudio Mubarac.

Trabalho com ilustração, quadrinhos e design há 34 anos; como quadrinista, publiquei em fanzines, revistas seriadas, publicações independentes, cd-rom e internet.

Dentre as exposições que participei destacam-se as coletivas “Armazém, 15 visões em madeira talhada” no Ateliê Funilaria e Pintura, 2009, e “Oniforma” no Centro Cultural São Paulo, 2007 e as individuais “Ygarapé – Federico de Aquino” no Sesc Sorocaba, 2022, e “Federico de Aquino – gravuras, desenhos, aquarelas” na Galeria Cinesol, 2008.

Participei de todas as edições do IlustrA Comic Fest, da CCXP18 e da 3ª Butantã GibiCon.

Atualmente trabalho na série em quadrinhos do Marino da Sonhadora e publico na internet as páginas do Ygarapé do Federix, além de seguir trabalhando com ilustração.

Pai desde 2011, vivo com a Carla, o Gabriel e a Julie, em Sorocaba.